Moto Elétrica faz seguro?

ilustração de pessoas com muitas dúvidas

Moto Elétrica Faz Seguro? Desvendando a Proteção para Veículos Elétricos

A popularidade das motos e bicicletas elétricas cresce, trazendo inovação e sustentabilidade ao transporte. Contudo, uma dúvida persiste para muitos proprietários: “Moto elétrica faz seguro?”. A resposta não é tão simples quanto parece, e o principal desafio reside no enquadramento legal desses veículos. A Resolução CONTRAN nº 996/2023 buscou clarear essa questão, definindo e classificando cada tipo de veículo elétrico. Entender essas classificações é o primeiro passo para buscar a proteção securitária adequada, garantindo sua tranquilidade ao pedalar ou pilotar.

Enquadramento dos Veículos Elétricos

A Resolução CONTRAN nº 996, de 15 de junho de 2023, estabelece definições claras para diferentes veículos, impactando diretamente a forma como seguradoras e órgãos de trânsito os encaram. Compreender essas distinções é fundamental

Ciclomotor

Conforme a resolução, um ciclomotor é um veículo de duas ou três rodas com motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 pol.3), ou de motor de propulsão a elétrica com potência máxima de 4 kW (quatro quilowatts), e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora

Bicicleta Elétrica

A bicicleta elétrica, por sua vez, é um veículo dotado de duas rodas, propulsão humana, com motor elétrico auxiliar, cuja potência máxima é de 1000 W (mil watts), velocidade máxima de fabricação não ultrapassa 32 km/h (trinta e dois quilômetros por hora), com ou sem acelerador, e que o motor elétrico só funciona quando o condutor pedala, exceto se a potência for de até 350W (trezentos e cinquenta watts) e a velocidade máxima de fabricação não exceda 25 km/h (vinte e cinco quilômetros por hora), que pode ter ou não acelerador.

Autopropelido

Este é o veículo com uma ou mais rodas, com ou sem sistema de autoequilíbrio, dotado de propulsão a motor elétrico, cuja velocidade máxima de fabricação não ultrapassa 32 km/h (trinta e dois quilômetros por hora). Exemplos incluem patinetes elétricos e monociclos elétricos.

Bicicleta:

A resolução mantém a definição de bicicleta como um veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para fins de equiparação ao ciclomotor, dotado de motor a combustão ou elétrico auxiliar, exceto se a potência for de até 350W (trezentos e cinquenta watts) e a velocidade máxima de fabricação não exceda 25 km/h (vinte e cinco quilômetros por hora), que pode ter ou não acelerador.

Perguntas e Respostas

Tem seguro para moto elétrica?

Sim, você encontra seguro para moto elétrica, mas a disponibilidade e o tipo de cobertura dependem diretamente da sua classificação legal. Se a moto elétrica se enquadrar como ciclomotor (potência até 4 kW e velocidade até 50 km/h), seguradoras automotivas tradicionais podem oferecer coberturas similares às de motos a combustão, incluindo colisão, roubo, furto e danos a terceiros. Para modelos mais potentes, que se assemelham mais a motocicletas, as opções de seguro tendem a ser mais amplas. Já para bicicletas elétricas (motor até 1000 W e velocidade até 32 km/h), muitas vezes são oferecidos seguros específicos para bicicletas, que cobrem roubo, furto e danos acidentais

Tem seguro para moto elétrica?

O custo do seguro de bike elétrica varia significativamente. As seguradoras avaliam fatores como a localização do segurado (onde você mora e pedala influencia o risco de roubo), o CPF do segurado (histórico de sinistros e perfil de risco), o valor da bicicleta elétrica, a marca, o modelo, e as coberturas que você escolhe. Por exemplo, uma cobertura básica de roubo e furto terá um custo diferente de uma que inclua danos acidentais e responsabilidade civil.

Pode usar moto elétrica sem habilitação?

Não, você não pode usar moto elétrica sem habilitação se ela se enquadrar como ciclomotor. A Resolução CONTRAN nº 996/2023 equipara ciclomotores a veículos que exigem Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. Você pode usar apenas bicicletas elétricas com propulsão humana e motor auxiliar de até 350W sem habilitação, desde que a velocidade máxima de fabricação não exceda 25 km/h. Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos também podem ser usados sem habilitação, mas exigem atenção às regras locais de trânsito.

Quanto custa o seguro de uma scooter elétrica?

O custo do seguro de uma scooter elétrica assemelha-se ao da moto elétrica. A precificação depende do enquadramento do veículo (se é um ciclomotor ou uma motocicleta de fato, de acordo com a potência e velocidade máxima), do seu perfil como segurado (idade, histórico), da sua localização (nível de risco de roubo ou acidentes na sua região), e das coberturas que você seleciona (cobertura compreensiva, apenas roubo e furto, terceiros). Modelos mais caros e visados tendem a ter prêmios de seguro mais altos.

Quanto custa o seguro de uma scooter elétrica?

Sim, você deve emplacar uma moto elétrica se ela se enquadrar como ciclomotor. A Resolução CONTRAN nº 996/2023 exige registro e licenciamento para ciclomotores, que incluem as motos elétricas com as características definidas. Isso significa que você precisa submeter o veículo a inspeção, pagar taxas e obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), assim como ocorre com motocicletas a combustão. Bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, por outro lado, estão dispensados dessa exigência.

6) Como evitar roubo de moto elétrica?

Você pode evitar o roubo de sua moto elétrica adotando diversas medidas de segurança. Primeiramente, sempre utilize travas de qualidade, como correntes reforçadas ou alarmes com sensor de movimento. Estacione sua moto elétrica em locais bem iluminados, movimentados e, se possível, com câmeras de segurança. Evite deixá-la em locais isolados por longos períodos. Considere a instalação de rastreadores GPS, que permitem a localização do veículo em caso de roubo. Além disso, personalize sua moto com acessórios ou adesivos únicos, dificultando a revenda e facilitando a identificação. Guarde sua moto em garagens seguras à noite e, ao deixá-la na rua, evite padrões de rotina que possam ser observados por criminosos. O seguro contra roubo e furto é uma camada extra de proteção essencial, garantindo sua indenização caso as medidas preventivas falhem.

O cenário da mobilidade elétrica é promissor, mas a facilidade de roubo de alguns modelos e a ausência de registro em outros criam um risco elevado para os proprietários. Sem a proteção adequada, você fica vulnerável a perdas financeiras significativas. Não corra esse risco. Proteja seu investimento e sua tranquilidade.

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